A história da maquiagem

A maquiagem já estava presente no Egito antigo, em 3.100 a.C.

Tudo começou no Egito…

No Egito antigo existem registros da utilização da maquiagem e de óleos naturais (para proteger a pele contra o sol) pelos faraós. No túmulo de Tutancâmon (faraó de comandou o Egito há 3 mil anos) foi encontrado um pote de creme hidratante para a pele, composto de gordura e resina defumada.

Os gregos também utilizavam bastante elementos cosméticos, como pós de arroz e trigo, para manter a pele clara, e corantes, para destacar lábios e bochechas. A palavra cosmético vem do grego kosmetikós, que significa adornar, enfeitar. Há registros que o primeiro creme facial do mundo foi desenvolvido pelo físico Galeno, em 150 a.C. Sua fórmula trazia água, cera de abelha e óleo de oliva.

Na Idade Média, por conta da influência da igreja católica que proibia o uso de maquiagem, os cuidados com a saúde e a beleza foram reprimidos. No Renascimento, Catarina de Médici (1519-1589) popularizou a maquiagem na Itália e na França. Em nome da beleza, se usava o alvaiade para clarear e uniformizar  a pele do rosto. Na Itália, as damas da sociedade depilavam as sobrancelhas. Durante a Idade Moderna (séculos XVII e XVIII), o uso de cosméticos se ampliou. Eram talcos, pomadas, perfumes, sabonetes e outros itens de toilette. No século XVIII prevaleceu os excessos e a maquiagem era um item praticamente obrigatório, inclusive na hora de dormir. Era comum as mulheres exibirem acessórios enormes e monumentais na cabeça e cobrirem o rosto por camadas muito espessas de ruge.

Para amenizar todos esses exageros do século XVIII, o século XIX trouxe uma utilização mais discreta dos cosméticos e das maquiagens. Por exemplo, no Romantismo, a aparência pálida e esverdeada era privilegiada.

O momento mais importante da indústria cosmética se deu no século XX, com o surgimento de empresas importantes que se tornaram ícones do setor como, por exemplo, a L’Oreal (que detém marcas como Lancôme, Maybelline, Helena Rubistein, Biotherm, Vichy, La Roche-Posay, entre outras). Em 1909, o polonês Maximiliam Faktorowicz, criou a empresa Max Factor e mudou definitivamente a história da maquiagem com criações pioneiras, como cílios postiços e o pan-cake. A alemã Nivea, cujo nome batizou o primeiro creme hidratante da marca (uma emulsão de óleo e água usada até os dias de hoje), foi criada em 1911. Em 1927, Hans Schwarzkop inventou o primeiro shampoo líquido do mercado europeu e, a partir daí, as inovações não pararam mais.

Muitas maquiagens que usamos hoje já são conhecidas há muito tempo… como por exemplo:

Blush: as romanas, por volta do século III a.C., gostavam de usar o rosto branco (efeito conseguido com a aplicação de um pó com efeito de giz) e deixar as bochechas destacadas com uma espécie de blush.

Batom: já entre os sumérios, cerca de 7.000 a.C., o batom já estava presente. Desde então, ele tem sido utilizado por vários povos como egípcios, assírios, gregos, romanos e outros. O batom como conhecemos hoje, em forma de bastão, surgiu na década de 20.

Gloss: Foi Max Factor que inventou o primeiro gloss, em 1930.

Delineador: Já era usado no Egito antigo, cerca de 3.100 a.C. Era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas.

 

 

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s