Elis

Hoje está fazendo 30 anos da morte da maior ícone da Música Popular Brasileira, Elis Regina, ou “pimentinha”, como era carinhosamente chamada pelos amigos.

Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos (e eu concordo totalmente).

A cantora surgiu nos festivais de música na década de 1960 e mostrava interesse em desenvolver seu talento através de apresentações dramáticas e muito marcantes. Seu título como “primeira estrela da música popular brasileira” foi conquistado na TV Excelsior, em 1965, quando cantou “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo.

Elis morava em São Paulo desde 1964 e ficou na cidade até sua morte trágica, em 1982. Foi responsável por lançar artistas como Milton Nascimento, Ivan Lins e João Bosco, até então desconhecidos pelo público. Casou-se com Ronaldo Bôscoli em 1967 e teve seu primeiro filho, João Marcelo Bôscoli.

Seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano, com quem teve dois filhos, Pedro Mariano e Maria Rita, foi seu  grande parceiro de profissão e grande companheiro.

A cantora morreu precocemente, com 36 anos, deixando uma vasta obra. Embora houvesse controvérsias e contestações, os exames toxicológicos comprovaram que Elis havia ingerido altas doses de cocaína e bebidas alcoólicas,  fato que chocou profundamente seus fãs na época.

O particularités presta sua homenagem à essa cantora de grande personalidade e voz inigualável, publicando aqui a canção “Fascinação”, brilhantemente interpretada por Elis, em 1978.

Beijos

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s