Atenção: maquiagem tem validade!!!

Cuidado: maquiagem vencida causa irritação e alergia

Sabe aquele rímel lá no fundo da gaveta que pode quebrar um galho quando o seu acabou? Nãããão! Ele deve ir pro lixo… isso mesmo! Pode abrir o armário e ir jogando fora toda aquela maquiagem velha!

A farmacêutica e bioquímica Anelise Helena Leite Leal alerta: cuidado com o uso de maquiagens vencidas. Assim como todos os demais cosméticos, a maquiagem também pode causar riscos à saúde se utilizada de maneira inadequada.

O conceito é bastante simples: depois da validade, o fabricante não garante mais as reações do produto na sua pele. Ou seja, se der alergia e o seu olho ficar uma bola de golfe… azar! Não tem o que fazer. Isso também serve de alerta aos maquiadores, que costumam carregar maletas imensas de cosméticos, nem sempre dentro da validade.

Dentre todos os cosméticos, os mais perigosos são aqueles usados próximos às mucosas e olhos (são os campeões de reclamações nos consultórios dermatológicos). “A pele tem um sistema de defesa e uma microbiota muito eficaz de proteção contra bactérias e ácidos. Mas os olhos e as mucosas já são mais desprotegidos”, explica a farmacêutica.

 Pior ainda são aqueles produtos que mudam de cor e de odor, pois devem ser imediatamente descartados.  “As reações são iguais ou ainda piores que os cosméticos. Pois, na maquiagem, a quantidade de corante, potencialmente alergênico, é muito maior. Produtos expostos ao consumo e que apresentem problemas físico-químicos e ou microbiológica, além de descumprirem os requisitos técnicos de qualidade podem, ainda, colocar em risco a saúde do consumidor configurando infração sanitária”, alerta.

 Segue abaixo as validades de cada tipo de maquiagem…  bora fazer uma limpa e descartar tudo o que estiver vencido! 

Rímel: 3 meses

Base: 6 meses

Corretivo: 8 meses

Pó de rosto: 12 meses

Sombras: 12 meses

Gloss e batom: 12 meses

Blush em creme: 12 meses

Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses

Verniz: 12 meses

Blush em pó: 24 meses

Pó bronzeador: 24 meses

Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses

Tônicos de rosto: 12 meses

Filtro solar: 12 meses

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s