Genética contra rugas

rugas

Você sabia que agora é possível analisar as características genéticas para tratar e antever quando e como os sinais do envelhecimento surgirão? 

A nova técnica, chamada “Dermagenética”, está em sintonia com a medicina personalizada e é uma vertente da medicina que pode trabalhar em sintonia com os profissionais de estética, que, nesse caso, teriam a ajuda de um diagnóstico feito por um dermatologista.

O diagnóstico genético permite prevenir e até mesmo curar pequenas alterações e variações em genes relacionados à saúde da pele, dos cabelos e unhas, como ressecamento, excesso de estresse oxidativo, inflamação e perda de colágeno.

“A vantagem é fazer um tratamento mais específico, direcionado às alterações encontradas nos genes do envelhecimento de cada pessoa. Esse é o caminho mais preciso e seguro que permite tratar preventivamente e reverter o avanço do envelhecimento, associando o uso de fórmulas personalizadas e procedimentos na clínica”, observa o dermatologista Jardis Volpe.

A coleta do DNA é feita de forma rápida e indolor por meio do Kit disponível ao médico. Nele, há instrumentos adequados para coletar as células presentes na saliva da parte interna da bochecha. Deve-se respeitar um intervalo de, no mínimo, 30 minutos após a ingestão de bebidas, alimentos ou escovar os dentes. O material coletado é encaminhado ao Centro de Genomas e os resultados são enviados, após três semanas, para o médico. “Os exames dermagenéticos são realizados apenas uma vez, já que se examina o DNA do paciente. Esta é mais uma vantagem do exame, isto é, o diagnóstico é único e definitivo”, lembra Dr. Volpe.

O genoma humano difere apenas de 0,1 a 0,5 % entre as pessoas. Pode parecer pouco, mas essas diferenças nas sequências do DNA são responsáveis por características marcantes de cada um. Portanto, a saúde da pele não depende só do estilo de vida, mas ainda da expressão adequada de genes que contribuem para a proteção contra o envelhecimento precoce.

Tratamento à altura do diagnóstico

Precisão no tratamento é umas das etapas mais importantes para o sucesso total do diagnóstico. Com os resultados em mãos, é possível elaborar uma estratégia personalizada para desacelerar ou até mesmo reverter as alterações encontradas nos genes, mesmo que elas ainda possam vir a acontecer em alguns anos. Um paciente de 25 anos de idade pode descobrir que aos 30 terá uma perda excessiva de colágeno, por exemplo.

Geralmente, os tratamentos oferecidos consistem na associação de procedimentos realizados na clínica estética a produtos manipulados, com ativos específicos para cada caso. Mika Yamaguchi, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, alerta que é fundamental considerar a procedência e qualidade nos ativos escolhidos.

Anúncios

3 comentários sobre “Genética contra rugas

      • Existe tb outras clinicas que estão começando a fazer os cinco testes de dermagenética associados a pele (saúde de pele, alopecia e formação de queloide). E a nova medicina personalizada, preventiva, participativa e preditiva. Consulte seu dermatológica ou medico esteticista a respeito.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s