Cabelos: desfiados ou repicados?

O corte repicada tem camadas mais marcadas e consequentemente mais visíveis

O corte repicada tem camadas mais marcadas e consequentemente mais visíveis

Repicados e desfiados são duas das técnicas mais pedidas nos salões de beleza. Apesar de serem aplicados para objetivos semelhantes, como acentuar o volume ou criar um visual moderno, muita gente não sabe diferenciar as técnicas e pode acabar saindo do salão decepcionada com o resultado contrário ao que desejava.

Segundo a cabeleireira Adriana Patatt, a diferença entre os dois efeitos é a intensidade: “o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas”, explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados. O que vai diferenciar é a textura, fina ou grossa, das madeixas.

Repicado horizontal, vertical e diagonal

Os repicados são ultrajoviais principalmente se usados em cabelos curtos

Os repicados são ultrajoviais principalmente se usados em cabelos curtos

Criado em alta ou baixa projeção, os diferentes tipos de repicados podem ser feitos em linhas horizontais, verticais e diagonais. Quem opta pelas linhas retas geralmente são as moças que desejam um look mais volumoso, diferente daquelas que preferem o corte na vertical, que costuma trazer leveza aos fios. Já o estilo feito em diagonal oferece um cabelo com mais curvas e altamente moderno. Essa técnica costuma ser explorada nos cabelos longos.

O repicado também pode ser reproduzido com camadas de diferentes alturas. Recomenda-se usar tesoura em vez de navalha, para promover um melhor caimento às pontas. Outra característica do repicado é a possibilidade de mudar completamente o visual, sem precisar mexer no comprimento dos fios.

Desfiado é usado para suavizar

Já o efeito desfiado tem camadas mais suaves e discretas

Já o efeito desfiado tem camadas mais suaves e discretas

Ideal para cabelos grossos, o desfiado pode ser feito com tesoura ou navalha, e segue a linha do repicado. A diferença está na composição, enquanto um modela, o outro deixa o cabelo “desconectado”. De acordo com Adriana, esta ténica é ideal para as mulheres que possuem cabelos grossos que não chegam a ser crespos: “o desfiado deixa o cabelo mais leve, com balanço e ajuda a controlar o volume”, explica.

Duas técnicas em um único corte

Se é possível possível utilizar as duas técnicas em um único corte? A cabeleireira afirma que sim. “É possível, mas vai depender do resultado que a cliente deseja”, explica. A exemplo disto, a hairstylist apontou o chanel como uma alternativa moderna para ser explorada: “menor atrás, desfiado e mais compridinho na frente com leves camadas seria uma opção”.

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s