Batons: crie seu kit perfeito!

tipos-de-batom

Tudo começa com o batom, o mais básico, mas também o mais emocionante de todos os produtos de maquiagem. A combinação de ceras, pigmentos e óleos emolientes, às vezes, é a maneira mais fácil de criar um look para expressar seu estado de espírito, ou, simplesmente, para buscá-lo quando você estiver se sentindo meio down. Para ambos, maquiadores e entusiastas, escolher o batom certo pode ser muito difícil, porque as opções são infinitas.

Para começar a te ajudar nas escolhas, tenha em mente que os lábios são diferentes. O tamanho e o formato, o tom da pele, tudo vai influenciar sua escolha correta. Assim, é útil ter uma ampla gama de batons na mão, no caso de você resolver investir em uma produção mais elaborada. Aqui estão as minhas recomendações para um kit-diva… para não fazer feio nem na frente de algum profissional! 

Selecionando a textura certa

Meninas, existem váááárias texturas diferentes de batom. Uns matte, outros mais brilhosos com a cor mais suave, outros estilo anos 80, e por aí vai. A MAC por exemplo, oferece várias opções de texturas que atendem os mais diversos gostos pessoais (veja nosso post sobre os batons da marca clicando aqui). Ao invés de estourar seu orçamento comprando todas as opções, eu sugiro que você mantenha uma seleção de “mattes”. Você pode facilmente mudar a textura de um batom fosco passando gloss por cima. Muitas mulheres não gostam de se maquiar usando as opções sem brilho, então eu listei algumas das categorias de textura mais básicas que são versáteis e boas para se ter na nécessaire.

batom-matteMattes: Batons foscos oferecem uma cobertura mais completa e sem brilho. O pigmento é geralmente maior do que outros batons, o que significa mais desgaste para tirar manchas e borrões. Eles também podem ser a melhor opção para looks pop, porque o pigmento é tão denso que faz com que a cor se destaque de forma incomparável. O lado negativo: Mattes podem desidratar os lábios e até mesmo “envelhecer” a boca, uma vez que destacam as rugas. Se você tiver linhas de expressão ao redor dos lábios, descarte essa opção.

batom-cremosoCremosos: São ótimos para o uso diário, porque oferecem cobertura média e hidratam os lábios. Além disso, como o nível de umidade é elevado, a aplicação fica fácil.

 

 

batom-frostFrosts: São os que possuem as cores mais sutis porque a densidade de minerais na fórmula reduz o pigmento. Frosts nem sempre funcionam em peles mais escuras, pois eles tendem a ser tão leves que tudo o que você acaba vendo é somente a textura do produto. É ideal para dar apenas uma “corzinha” à boca.

 

batom-sheersSheers (meus preferidos): Eles adicionam um tom adorável em qualquer boca. Duram mais que um gloss e são ótimos para dar destaque quando você quiser mostrar os lábios, porém sem alarde.

 

Selecionando a cor certa

De todas as cores disponíveis, elas em geral se enquadram em uma das duas categorias: brilhos e tons neutros. Abaixo, veja uma breve descrição de cada:

Brilhos:

batom-vermelhoVermelhos: Um clássico que nunca sai de moda. É bom ter dois tons sempre, um mais alaranjado e outro mais vinho. Assim você pode misturá-los para atender às suas necessidades. Alguns dos meus favoritos: MAC Lipstick cor Russian Red, Batom MAC cor Ruby Woo, Batom Inglot cor 126 Cream, Inglot Batom cor 103 Cream, e Revlon Super Lustrous Lipstick cor Cherries in the Snow.

 

 

batom-pinkPinks: de rosa bebê ao rosa-choque, tons rosados vêm em uma ampla gama de cores que você pode facilmente brincar com todas elas. O rosa-choque pode ser tão glamouroso como um vermelho, tente incluir algum em seu kit! Meus favoritos: NARS Lipstick Semi-Matte cor Schiap, Inglot Batom cor 231 Cream, Anna Sui Batom cor 300, Burberry Lip Mist cor Pink Petal, e Anna Sui Batom cor 305.

 

 

batom-coralCorais: enquanto um monte de mulher detesta tons de laranja, é bom saber que essa família de cores ajuda a se livrar de tons azuis e roxos na pele (disfarça olheiras), ao mesmo tempo que também reduz a impressão de brilho na pele oleosa. Você pode realmente fazer muuuitos looks com uma paleta de corais e pêssegos. Alguns dos meus favoritos: L’Oreal Colour Riche Caresse Vara Lipstick cor Sunset Angora, Maybelline Sensational Vivids Lip cor Electric Orange, Make Up For Ever Rouge Artist Batom Intense cor cetim Coral, Anna Sui Batom cor 601, ardência Inn Modster Long Play Batom cor Chute.

 

Neutros

batom-taupeTaupes e Marrons: taupes são muito versáteis, você consegue compor um look dramático ou natural. E como eles têm um acabamento mais rico e profundo do que a maioria dos nudes, eles são ótimos para combinar com a cor natural do seu lábio. Já os marrons são mais ou menos semelhantes, pois podem resultar numa produção ousada em alguém mais branquinha ou ficar bem natural para quem tem a pele mais escura. Favoritos: Anna Sui Batom cor 703, Dior Addict Lipstick cor Beige Casual, Too Faced La Creme Creme Lip cor Naughty Nude, YSL Rosa Batom Volupte cor Sensual, Tom Ford Sable Smoke e batom MAC cor Film Noir.

 

batom-nude

Nudes (de todos são os que menos gosto porque ficam apagadinhos em mim): Tendem a funcionar bem em todos os tons de pele e idades. Tons rosados e pêssego são uma maneira fácil de completar qualquer look de maquiagem. Minhas opções: Rimmel Moisture Renew Batom cor Delight Nude, NARS Lipstick cor Barbarella, Batom MAC cor Creme D’Nude, Too Faced La Creme Cor Creme Lip cor Naked Dolly e Batom Inglot cor 208.

Lembre-se: A coisa mais divertida é que você poderá combinar o prestígio das marcas “pró” com produtos mais populares para criar seu próprio kit de cores. Quanta mais variada a sua seleção de cores, mais looks diferentes você poderá criar. Sua imaginação é o limite, se jogue!

Bom finde à todas!

Beijos e nos vemos segunda!

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s