Pó iluminador: como usar

po-iluminador

Antes era uma técnica utilizada somente por maquiadores profissionais e agora está ao alcance de qualquer mulher antenada em maquiagem… Os pós iluminadores não são muito diferentes dos bronzers, mas de resultado muuuuuito mais sutil. Quando aplicados da maneira certa, dão um acabamento de brilho difuso, uma luz bonita que deixa a pele com uma aparência mais radiante e saudável. Mas, apesar das opções hoje em dia serem infinitas, existem regrinhas e truques de como usá-los. Para nos ajudar com dicas preciosas, consultamos a maquiadora Brande Bytheway, de Los Angeles, que nos ensinou como escolher o pó correto e como aplicá-lo na tonalidade certa para a sua pele… bora!

Para começar, é importante saber que iluminar não é contornar nem dramatizar o visual. “Iluminadores em pó permitem destaques para as curvas naturais do seu rosto, enquanto o contorno serve para mudar o formato do seu rosto e suas características”, explica Brande. Os iluminadores não são destinados para a cor ou cobertura, mas simplesmente para dar um look saudável com um bonito efeito sofisticado. Se aplicado corretamente, eles não apenas refletem a luz, mas a capturam de uma forma fantástica, o que torna a pele mais radiante, principalmente em fotografias”.

Dicas gerais de aplicaçãopo-iluminador2

Não importa o seu tom de pele, é melhor evitar qualquer coisa com muito brilho. Fica brega e até mesmo chama a atenção para as rugas e imperfeições. Brande diz que dificilmente você vai errar na mão, porque o pó iluminador é translúcido e tem apenas um toque perolado, mas vale avisar para as exageradas. “De modo geral, você deve aplicá-lo depois da maquiagem, depois do blush, onde a luz natural bate no rosto”, diz Brande, como a pontinha do nariz, maçãs do rosto, e, dependendo do seu tipo de pele, um pouco sobre a testa e no centro do queixo”. Para a aplicação, um pincel de blush bem macio funciona bem (Brande prefere aqueles grandes). Sempre tire o excesso de produto do pincel antes de passar no rosto e faça movimentos circulares.

Pele escura

Em tons de pele mais escuros, um pó com um pouco de cor (acho que pêssego, ouro ou bege) é o ideal. Aplique nas têmporas, mas não concentre muito no centro do rosto, para que a pele não pareça oleosa.

Em tons de pele mais escuros, um pó com um pouco de cor (acho que pêssego, ouro ou bege) é o ideal. Aplique nas têmporas, mas não concentre muito no centro do rosto, para que a pele não pareça oleosa.

Pele Clara

Para as peles claras, Brande sugere um iluminador perolado mas sem ser extremamente cintilante. "A idéia é refletir a luz apenas um pouco, mas sem efeito de brilho", diz. Não exagere no produto, porque o excesso de cintilância fica cafona, principalmente para looks diurnos. Existem boas opções da marca Too Faced (vende na Sephora) que são absolutamente invisíveis e ficam ótimas para tons de pele clarinhos até médios. Em tons de pele mais escuros ficam muito artificiais e não são recomendados.

Para as peles claras, Brande sugere um iluminador perolado mas sem ser extremamente cintilante. “A idéia é refletir a luz apenas um pouco, mas sem efeito de brilho”, diz. Não exagere no produto, porque o excesso de cintilância fica cafona, principalmente para looks diurnos. Existem boas opções da marca Too Faced (vende na Sephora) que são absolutamente invisíveis e ficam ótimos para tons de pele clarinhos até médios. Em tons de pele mais escuros ficam muito artificiais e não são recomendados.

Pele Oleosa

As pessoas com pele muito oleosa (meu caso) são muito resistentes na hora de usar iluminadores, porque têm medo daquele aspecto de pele gordurosa. Mas existe um truque infalível para aquelas que lutam contra o excesso de brilho na pele: primeiro, use um pó matificante antes de fazer a maquiagem (o Blot Powder da MAC é fantástico e contém sílica, que segura a oleosidade por horas a fio). Depois, escolha um iluminador realmente MUITO leve (como o Hourglass Ambient Lighting) que vai dar um pouco de vida ao seu rosto, porém sem excesso de brilho. O pó Hourglass também é maravilhoso para esconder linhas finas de expressão porque as partículas de pérola são tão finas que o produto não marca no rosto em nenhuma hipótese.

As pessoas com pele muito oleosa (meu caso) são muito resistentes na hora de usar iluminadores, porque têm medo daquele aspecto de pele gordurosa. Mas existe um truque infalível para aquelas que lutam contra o excesso de brilho na pele: primeiro, use um pó matificante antes de fazer a maquiagem (o Blot Powder da MAC é fantástico e contém sílica, que segura a oleosidade por horas a fio). Depois, escolha um iluminador realmente MUITO leve (como o Hourglass Ambient Lighting) que vai dar um pouco de vida ao seu rosto, porém sem excesso de brilho. O pó Hourglass também é maravilhoso para esconder linhas finas de expressão porque as partículas de pérola são tão finas que o produto não marca no rosto em nenhuma hipótese. Não aplique na testa e nem no queixo, jamais! Apenas nas têmporas e chega!

Outras diquinhas

A marca Hourglass é super luxuosa e os produtos são realmente caros aqui no Brasil… o ideal é comprar fora. De todos os iluminadores, o campeão disparado é o Hourglass Ambient Lighting Palette… que tem acabamento profissional. Ele tem 3 pós em um estojo compacto (um tom pêssego, outro perolado e um bege dourado), o que permite brincar com todos os três tons de uma só vez. Brande, assim como eu, ama esse estojo e usa sempre nas suas makes. Fica a dica pra vocês! A marca está à venda na Sephora!

Anúncios

2 comentários sobre “Pó iluminador: como usar

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s