A técnica do contorno: como conseguir um efeito natural

contorno

Agora é oficial… fazer a técnica de contorno e iluminação passou a ser obrigatório para quem quer estar por dentro das tendências de make. Antes a habilidade costumava ser reservada para passarelas ou editoriais de moda, onde era necessário destacar a estrutura óssea do rosto das modelos. Mas agora, a técnica já se tornou bem mais popular e está presente na maioria das selfies por aí… Até as próprias lojas de cosméticos acabaram se rendendo à tendência, deixando na vitrine uma infinidade de kits para contorno e iluminação do rosto. No youtube e instagram, os vídeos passo-a-passo de contorno são os preferidos da mulherada.

A realidade é que, se você está com vontade de usar o contorno no seu rosto, cuidado… Qualquer passo em falso e seu look pode ficar fake ou exagerado. Vamos aos truques para deixar sua maquiagem natural e impedir que você saia de casa parecendo uma drag-queen:

Afinal, o que é “fazer o contorno” do rosto?

Contorno é quando tons claros e escuros são utilizados para imitar o efeito da luz que incide sobre o rosto, dando forma ou destacando uma determinada área. É como melhorar ou “manipular” a estrutura facial usando a maquiagem (tipo, afinar o nariz, destacar as maçãs, etc). O objetivo é fazer com que seu rosto pareça realista e, justamente por isso, NÃO pode ser perceptível. Assim como colocar cílios postiços, tudo é feito para criar uma ilusão óptica de cor, luz e textura. A forma de aplicar a técnica vai definir quais áreas você quer esconder ou destacar na sua maquiagem.

Os tons corretos

O tom mais claro SEMPRE vai destacar alguma área. A cor clara “abre” a luz do rosto, iluminando ou fazendo com que determinadas áreas pareçam maiores. O mesmo vale para um produto que tem brilho. Cores claras ou brilho devem ser utilizados nos pontos mais altos do rosto ou quando você precisa para criar uma ilusão de “espaço” (tipo, aumentar a testa).

Na linha contrária vem a cor escura, que SEMPRE vai fazer com que a região pareça mais profunda ou menor. Um ótimo contorno é feito utilizando pó bronzeador FOSCO (sem partículas de brilho).

A escolha da cor

Ao escolher seu kit de contorno, fique LONGE de cores quentes com tons avermelhados ou alaranjados, elas não funcionam em nenhum tom de pele (nem morenas, nem claras). Muito cuidado também ao escolher um pó bronzer… como falamos anteriormente, não pode ter brilho, em hipótese nenhuma. Lembre-se que a idéia é criar a ilusão de profundidade, como a sombra de uma árvore… sem revelar que você está extremamente maquiada. Para que o resultado fique mais natural, escolha um pó dois ou três tons mais escuro que a cor natural da sua pele.

Cremes ou pós?

A fórmula correta é essencial para o contorno perfeito. Os pós dão um revestimento mais matte, enquanto os cremes ficam mais “iluminados”. Depende do seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa, deve preferir os pós, aquelas que sofrem com a pele seca, é melhor usar os cremes (bases ou corretivos). Para as peles mistas, o ideal é usar o pó para o contorno escuro, e o creme para iluminação. Isso irá suavizar a linha entre as sombras, e cria um look natural da sua estrutura óssea.

E o blush?

Finalizar com blush deixa o acabamento mais natural e disfarça a técnica do contorno. Escolha uma cor rosada ou pêssego para dar aquela cara saudável à make. Particularmente, eu gosto muito mais dos tons pêssego. Espalhe sobre as têmporas e traga até a bochecha. Pronto, sem exageros.

O toque final

Se você quiser adicionar mais um destaque, agora é a hora. Aplique uma sombra mais clara ou mais reflexivo (cintilante) no ponto mais alto do osso da bochecha e puxe para baixo, em direção a maçã do rosto. Só isso basta.

Não precisa sair gastando

Você não precisa ficar desesperada e sair comprando kits caros de “contorno”, você pode começar com os produtos que já tem. A técnica é simplesmente jogar com tons claros e escuros para dar forma ao rosto. Você pode alcançá-la com qualquer base, corretivo, pó ou sombra que já tenha. Tudo vai depender do seu talento e não do preço do produto.

Abaixo relacionamos umas fotos e um vídeo tutorial com o passo-a-passo da técnica. O vídeo está inglês, mas o importante é apenas assistir como os tons são aplicados.

Bora praticar!

samer1

samer2

samer3

samer4

samer5

 

 

Anúncios

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s